- Área: 15 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Francisco Villaescusa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma atuação singular no edifício do Hospital Geral. A intervenção nasce da necessidade de racionalização e concentração das diferentes áreas cirúrgicas, de recuperação pós-operatória e de emergências, assim como da vontade de criar um novo núcleo de comunicação vertical que agilize o deslocamento dos pacientes e resolva o cruzamento das circulações com o público.
Dada a falta de espaços livres na Ciudad Sanitaria del Vall d’Hebron e a evidente necessidade funcional de conectar as novas áreas cirúrgicas e de UTI com as áreas de hospitalização, optou-se por localizar dois pavimentos médicos e um pavimento técnico por cima das alas posteriores do edifício existente.
Por razões estruturais, adotou-se uma solução construtiva que não transmite nenhuma carga vertical sobre a estrutura do edifício antigo, porém, o utiliza como núcleo de amarração. Deste modo, os novos pavimentos são estruturados por pilares externos ao edifício preexistente.
O novo núcleo de comunicação vertical (de 11 pavimentos de altura) se localiza em um dos pátios, no centro de gravidade do edifício, conectando todos os pavimentos de hospitalização e de emergência com o novo bloco cirúrgico e unidades de casos críticos, sem cruzar com a circulação pública.
Os fechamentos são compostos por grandes painéis sanduíche, de aço lacado em cor semelhante a do edifício. Em geral, todos os materiais utilizados são leves e de construção seca, minimizando, assim, as cargas nos pavimentos inferiores, que permaneceram em atividade durante todo o período da obra.
Devido às dificuldades inerentes à execução de uma obra desta dimensão em um hospital em atividade, às crescentes demandas médico-tecnológicas, e às necessidades de atualizar algumas instalações do edifício existente, foram necessários quatro projetos complementares durante a execução da obra, aumentando seu prazo de conclusão.